Respostas
Resposta:
Durante a Primeira República brasileira, um esquema político que dominava era o Coronelismo, que se baseava na fraude das eleições por parte dos coronéis. No momento do voto, o eleitor era obrigado a votar no candidato escolhido pelo coronel, sofrendo grave ameaça para isso, estabelecendo o chamado Voto de Cabresto.
Nessa época, o voto não era secreto, e existia grande influência dos coronéis - pessoas que detinham o Poder Executivo municipal, e principalmente o poder militar da região. Os coronéis praticavam a fraude eleitoral e obrigavam as pessoas a votarem em determinado candidato.
O Que Foi o Coronelismo ?
O coronelismo foi uma prática política muito comum durante a República Velha. Os coronéis eram latifundiários que exerciam o domínio político no interior do Brasil e coagiam seus subordinados a votarem em seus candidatos, mantendo-se, dessa forma, no poder. Como o voto era aberto, as fraudes eleitorais permitiam a manutenção das oligarquias no poder. Caso o eleitor não votasse no candidato indicado pelos coronéis, poderia ser punido. Atualmente, essa prática ainda existe, principalmente nos locais onde predomina o crime organizado.