• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: anapaulafernan35
  • Perguntado 3 anos atrás

Entre as principais diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração, com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado. Estas importantes práticas são transversais em suas ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária. Uma das abordagens desse campo é uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. Devido a essa visão holística do indivíduo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) firmou o compromisso de incentivar os Estados-membro a formularem políticas públicas para uso racional e integrado das Medicinas Tradicionais e das Medicinas Complementares e Alternativas nos sistemas nacionais de atenção à saúde, bem como para o desenvolvimento de estudos científicos para melhor conhecimento de sua segurança, eficácia e qualidade. Elaborado pelo professor, 2022. A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir sobre as PICs: I. As práticas institucionalizadas em nosso Sistema Único de Saúde são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais. II. As práticas institucionalizadas em nosso Sistema Único de Saúde são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plan


julianaspaschoal: Estudos de Epistemologia Política sobre a implementação de Práticas Integrativas e Complementares no sistema de saúde do Brasil, é um tema comum na atualidade, pois são recursos utilizados em conjunto com a medicina convencional ou não, por vários profissionais da saúde, somando com o acompanhamento de nossos pacientes.

Elaborado pelo professor, 2022.

A partir das informações apresentadas, palestra e artigos, sobre as legislações e as técnicas das PICs, é correto afirmar que:

Respostas

respondido por: liveluxetwo
15

Resposta: IV Apenas

Explicação:


edsoncapimlimao: Só tem I,II,II, como vc diz VI apenas.
edsoncapimlimao: Se não sabe não deveria conduzir os outros ao erro.
edsoncapimlimao: Peço desculpa pelo comentario anterior, não tinha entendido a pegadinha.
edsoncapimlimao: As 29 PICS ofertadas pelo SUS são: ACUPUNTURA E MCT, ANTROPOSOFIA, APITERAPIA, AROMATERAPIA, ARTETERAPIA, AYURVEDA, BIODANÇA, BIOENERGÉTICA, CONSTELAÇÃO FAMILIAR, CROMOTERAPIA, DANÇA CIRCULAR, FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS, GEOTERAPIA, HIPNOTERAPIA, HOMEOPATIA, IMPOSIÇÃO DE MÃOS, MEDITAÇÃO, MUSICOTERAPIA, NATUROPATIA, OSTEOPATIA, OZONIOTERAPIA, QUIROPRAXIA, REFLEXOLOGIA, REIKI, SHANTALA, TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, TERAPIA DE FLORAIS, TERMALISMO/CRENOTERAPIA e YOGA.
edsoncapimlimao: A unica que tem as 29 é a IV.
Leti226: Conferi no livro práticas Integrativas- Unicesumar-(Pagina: 20). Resposta certa pra mim é a alternativa IV. (29 Técnicas Integrativas e Complementares dentro do Sistema Único de Saúde).
vickyduart35: Alternativa 2, somente a IV está correta.
Perguntas similares