6. Releia os trechos a seguir, extraídos de duas cartas do leitor Carta 3 E muito interessante uma reportagem desconstruir a ideia de que eu nasce bém conhecida como "sindrome de Gabriela" Carta 4 Não acho que seja possível uma pessoa mudar sua personalidade. Acredito que nos faz unicos em meio a todos os outros seres humanos e, por isso, cada um teimoso ou flexível, arrogante ou compreensivo, não há o que mude isso a) Em qual carta o leitor utiliza a 3 pessoa do singular para expor sua opinião sobre a reportagem? () Na carta 3. ( ) Na carta 4. b) Em qual carta predomina a 1ª pessoa do singular? () Na carta 3. c) Qual dessas cartas é mais impessoal? Explique sua resposta () Na carta 4 Ao se escrever um texto, é preciso fazer opções. Uma delas diz respeito à presen- ça ou não de marcas de pessoalidade. Em um tex- to que faz uso de la pessoa
Respostas
respondido por:
3
a) Foi utilizada a 3ª pessoa do singular na carta 3.
b) Predomina a 1ª pessoa do singular na carta 4.
c) A carta 3 é mais impessoal, pois o uso da 3ª pessoa confere mais impessoalidade ao texto.
Marcas de pessoalidade
A carta 4 apresenta marcas de pessoalidade, ou seja, elementos que evidenciam a presença do autor, do produtor do texto, como é o caso de verbos e pronomes da 1ª pessoa: acho, acredito, nos.
Já a carta 3 é um texto mais impessoal justamente por não conter esses elementos de pessoalidade. O produtor do texto não foi evidenciado.
Mais sobre impessoalidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/49482679
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás