Respostas
A eutanásia é a escolha de dar fim à vida de um paciente em fase terminal que esteja em sofrimento constante.
Limites éticos da eutanásia
A eutanásia é uma prática médica cuja finalidade é dar ao paciente uma boa morte (esta é, inclusive, a etimologia da palavra - "eu" = bom + "thanos" = morte). Ela pode ocorrer de forma ativa, ou passiva. Esta última é chamada de ortotanásia.
A eutanásia ativa é quando há a participação de um terceiro que, pelos meios disponíveis, escolhe dar fim à vida de um paciente em estado terminal. O cinema retratou este tipo de situação no filme Menina de Ouro, em que a personagem principal tem seus aparelhos desligados pelo seu treinador.
A ortotanásia, por sua vez, é a prática de não prolongar a vida do enfermo por tempo maior do que o necessário. Dessa forma, procedimentos como a ressuscitação, ventilação artificial e qualquer outro que tenha por finalidade prolongar a vida do paciente não são realizados. O paciente, por sua vez, deve consentir com esta prática.
No Brasil, o tema é cercado de tabu, pois a eutanásia é um homícidio. Até mesmo a ortotanásia é cercada deste tabu, uma vez que é confundida com o suícidio assistido.
O dilema ético por detrás da discussão sobre eutanásia está em até que ponto um indivíduo deve tolerar a dor para prolongar a vida, ou até mesmo se esse paciente não tem direito de buscar a morte como um alívio para seu sofrimento.
Para saber mais sobre eutanásia, você pode clicar neste link: https://brainly.com.br/tarefa/568420
#SPJ9