(Unesp-SP) No ano de 1865, em Portugal, se inicia uma grande polêmica. De um lado, Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875); de outro, Antero Tarquínio de Quental (1842-1891). Em posfácio ao livro POEMA DA MOCIDADE de Pinheiro Chagas, Castilho referiu-se com pouco caso e algum deboche aos jovens poe- tas que, em Coimbra, defendiam ideias novas. Antero, um dos mencionados por Castilho, faz logo publicar uma carta em resposta ao velho mestre, na qual retribui as ironias, ao mesmo tempo em que faz ataque cerrado e contundente a Castilho. Em pouco tempo cada um ganha adeptos e com isso se produz uma das mais ricas polêmicas da História da literatura portuguesa. Tal episódio ficou conhecido como a Questão Coimbrã ou também pelo título recebido pela publicação de Antero: Bom Senso e Bom Gosto. Com base nestas informações e considerando-se o texto dado, responda:
a) o que representavam Antônio Feliciano de Castilho e Antero de Quental nessa polêmica?
b) o que marca a Questão Coimbrã na História da Literatura Portuguesa?
Respostas
A questão Coimbra foi um importante marco em Portugal, ela apresenta a disputa entre escritores do romantismo e realismo.
a) o que representavam Antônio Feliciano de Castilho e Antero de Quental nessa polêmica?
Antônio Feliciano de Castilho era um representante do romantismo e Antero de Quental estava posicionado ao lado do realismo.
b) o que marca a Questão Coimbrã na História da Literatura Portuguesa?
A questão Coimbrã, foi uma disputa intelectual travada em Portugal entre escritores do romantismo e do realismo, essa carta foi o marco inicial do surgimento do movimento realista no país, Os realistas desejam fazer mudanças na literatura abordando temas da sociedade se baseando em questões científicas.
Realismo em Portugal
O realismo em Portugal teve inicio no começo do século XIX, fazendo oposição ao romantismo. Os principais autores desse período foram: Eça de Queirós, Antero de Quental e Teófilo Braga.
A literatura nessa época volta-se para questões da sociedade portuguesa propondo um novo olhar para a escrita, apresentando novos modelos de se contar uma história literária que se baseava em modelos científicos,
Com isso, a literatura realista veio mostrar que Portugal era um país preso a ideias retrógradas que atrapalhavam o desenvolvimento do país, por essa razão deveriam focar na exposição do “real”, demonstrando a vida como ela é ao invés de trabalhar com a visão idealizada do romantismo.
Leia mais sobre Realismo Português em: https://brainly.com.br/tarefa/31746214
#SPJ1