PARA A PROFESSORA ANTONELA, RECÉM-LICENCIADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM ATRIBUÍDAS AULAS ESPECIFICAMENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PROFESSORA NÃO TINHA EXPERIÊNCIA PRÉVIA COM A DOCÊNCIA, A NÃO SER AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NA ÁREA. APÓS A ATRIBUIÇÃO DAS AULAS, A DIREÇÃO DA ESCOLA SOLICITOU QUE A DOCENTE ENTREGASSE, UMA SEMANA ANTES DAS AULAS INICIAREM, OS ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO. ANTONELA, CONTUDO, NÃO SE RECORDAVA QUAL ERA A FINALIDADE DE CADA DOCUMENTO, NEM POR QUAL PLANO TRAÇAR SUA ROTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA.
TENDO EM MENTE OS ELEMENTOS E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ANALISE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES A SEGUIR:
I. PLANO DE AULA: O PLANEJAMENTO DE CADA AULA DEVE SER TRANSCRITO EM UM DOCUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE, CHAMADO DE PLANO DE AULA. NELE, O DOCENTE DESCREVE COMO SERÁ A INTERVENÇÃO A CURTO PRAZO, ALÉM DE INSERIR QUAL É A UNIDADE TEMÁTICA, O OBJETO DE CONHECIMENTO, TEMPO DE INTERVENÇÃO, SERIAÇÃO E CICLO DE ESCOLARIZAÇÃO, BEM COMO OS OBJETIVOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS AO MINISTRAR O CONTEÚDO. ALÉM DISSO, O DOCENTE DEVE INSERIR QUAL ESTRATÉGIA AVALIATIVA SERÁ EMPREGADA AO TÉRMINO DE CADA AULA.
II. PLANO DA UNIDADE DIDÁTICA: A MÉDIO PRAZO, O DOCENTE DEVE ESTAR ATENTO A QUAIS BLOCOS DE UNIDADES TEMÁTICAS QUE SERÃO TRABALHADOS EM SALA DE AULA, DESSE MODO O DOCENTE DEVE DEDICAR TEMPO PARA PLANEJAR OS BIMESTRES OU SEMESTRES LETIVOS E INSERIR A ROTA TRAÇADA NO PLANO DA UNIDADE DIDÁTICA. É DESMEMBRANDO ESSE DOCUMENTO, EM DETALHES, QUE O PROFESSOR IRÁ ELABORAR CADA PLANO DE AULA.
III. PLANO DE CURSO: DENTRO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO, O PLANO DE CURSO DEVE SER O PRIMEIRO DOCUMENTO A SER ELABORADO, UMA VEZ QUE A PARTIR DELE QUE OS CONTEÚDOS SERÃO DESMEMBRADOS E ESPECIFICADOS A CURTO (PLANO DE AULA) E MÉDIO PRAZO (PLANO DA UNIDADE DIDÁTICA). NO PLANO DE CURSO, GERALMENTE, O DOCENTE PENSA A DISCIPLINA NUMA PERSPECTIVA MACRO PARA O SEMESTRE OU ATÉ MESMO O ANO LETIVO. NESSE DOCUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE, SÃO DESCRITOS OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS, ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E BIBLIOGRAFIA QUE O DOCENTE SE APROPRIOU PARA IMPLEMENTAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.
IV. O PLANEJAMENTO DIDÁTICO É COMPOSTO PELOS SEGUINTES ELEMENTOS: PLANO DE ENSINO OU DE CURSO, PLANO DA UNIDADE DIDÁTICA E PLANO DE AULA. AO INICIAR O PLANEJAMENTO ANTES DO PERÍODO LETIVO, O DOCENTE DEVE COMEÇAR PELO PLANO DA UNIDADE DIDÁTICA, VISTO QUE PLANEJAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR BIMESTRES FACILITARIA O PERCURSO, AO JUNTAR PLANOS DE AÇÃO E INSERI-LOS NUMA PERSPECTIVA MACRO.
Selecione a alternativa correta que apresente por qual sequência de documentos a professora Antonela deveria iniciar seu planejamento didático, bem com a função de cada documento norteador da prática pedagógica.
Respostas
A sequência de documentos que a professora deve usar no seu planejamento didático é III, II e I.
Documentos norteadores da prática pedagógica
Os documentos que norteiam as práticas pedagógicas são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica são normas obrigatórias para a Educação Básica que visam ajudar no planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são decididas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
O Plano Nacional de Educação (PNE), estipula objetivos e metas para o ensino no País em todos os níveis. Ele estabelece iniciativas e estratégias para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.
Saiba mais sobre plano de aula em: https://brainly.com.br/tarefa/52117851
#SPJ1