Então existe relação entre os seres vivos maiores aquáticos e os seres vivos aquáticos microscópicos? Qual relação?
Respostas
Resposta:
Os seres vivos presentes em um ecossistema aquático podem ser divididos de acordo com a região do ambiente onde habitam e com a maneira com que se movimentam. Assim, temos três grupos: o plâncton, o bento e o nécton.
Plâncton: zem parte do plâncton todos os seres vivos que vivem em suspensão na coluna de água (zona pelágica) e são passivamente carregados pelas correntezas. Em geral, os organismos do plâncton são microscópicos e representados por larvas de animais, bactérias, fungos e algas unicelulares. Os organismos clorofilados (autótrofos produtores) presentes no plâncton são chamados de fitoplânton e são base de muitas das cadeias alimentares aquáticas. Além disso, boa parte do oxigênio atmosférico é liberado pela fotossíntese realizada pelo fitoplâncton. Já os organismos não-clorofilados (em geral heterótrofos consumidores) presentes no plâncton, como larvas de animais e protozoários, são chamado de zooplâncton.
Os ecossistemas aquáticos
Nécton: Fazem parte do nécton os animais nadadores ativos que se deslocam livremente na coluna de água (zona pelágica) de acordo com sua vontade. Podemos considerar como nécton a grande maioria dos peixes, muitos crustáceos (como algumas espécies de camarão), moluscos (como as lulas e polvos) e vários mamíferos aquáticos (como as baleias e golfinhos).
Explicação: