Apesar de desatualizado, o cálculo proposto por Mezomo inicialmente em 1983 para dimensionamento de pessoal toma como base o número de leitos do hospital e/ou o número de funcionários do hospital, considerando 1 funcionário para cada 8 leitos, e ainda é utilizado em algumas circunstancias. Para determinar funcionários substitutos para as faltas e licenças acrescenta-se 20%. Além disso, é importante relembrar que as folgas semanais também demandam um funcionário substituto a cada 6 trabalhadores. Tomando como base as formulas de Mezomo, é possível considerar que
Respostas
Tomando como base as fórmulas de Mezomo, podemos considerar que um hospital com 280 leitos deve ter 35 funcionários, entre ausências imprevistas e folgas.
Dimensionamento de pessoal, segundo Mezomo
Mezomo estabeleceu um cálculo para hospitais, a fim de dimensionar o pessoal necessário para a continuidade do trabalho. Mas o seu raciocínio também pode ser usado em outras áreas. Ele sugere 1 funcionário a cada 8 leitos, mais 20%, considerando as ausências.
Para dimensionar os substitutos em situações de folga, basta ter um funcionário a mais a cada seis funcionários. Já para saber o número de funcionários para cobrir no período de férias, é preciso multiplicar o número de funcionários por 30 e dividir esse resultado por 330 (média de dias trabalhados no ano). Isso manterá a qualidade dos serviços.
Então, por exemplo, um hospital que tem 280 leitos, deve ter 35 funcionários, entre ausências imprevistas e folgas.
1 funcionário ------ 8 leitos
X funcionários ------ 280 leitos
x = 280 / 8 = 35
Entenda mais sobre o Dimensionamento de pessoal, segundo Mezomo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25917662
#SPJ11
Resposta: os colaboradores ao somar os substitutos de ausência imprevista e os substitutos para folgas de um hospital com 360 leitos, é de 18
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA