Leia o texto a seguir:
[...] Então o que é a filosofia? É o que se pretende resgatar na adequada e coerente essência filosófica. Filosofia não é só questionar, ou fazer perguntas sem respostas, mas sua ênfase principal está no verdadeiro conhecimento das coisas ou na busca de um fato ou acontecimento real. O que se pretende mostrar é que a filosofia é uma ciência que busca causas mais altas ou finais de algo, na medida em que pode ser atingida pela luz da razão. Tudo o que existe pode ser conhecido de várias maneiras além do senso comum, no entanto, duas são principais. A primeira é por uma atitude espontânea, o que denominamos conhecimento comum das coisas, que cada pessoa pode adquirir de suas concepções. Nesse contexto, estudaremos a dialética do comportamento, uma analogia à tese, à antítese e à síntese do comportamento pessoal. A segunda maneira, também introduzida na dialética do comportamento, é por um conhecimento reflexivo, peculiar às mentes que desejam explicar as coisas e conhecê-las em seus princípios e causas últimas. Esta é a verdadeira razão da filosofia, ou seja, o conhecimento filosófico. Ela é a mãe de todas as ciências, é a partir dela que as ciências se criaram ao questionar de forma racional o que são as coisas e de que forma são feitas. [...] (BARBOZA et. al. Filosofia, 2014, p. 3).
Tomando como base a leitura deste fragmento textual, e considerando as diferenças entre o saber científico e o saber filosófico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O saber científico se opõe ao saber filosófico e o que os diferencia é uma questão de enfoque: a filosofia interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados.
Porque
II – A filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano, envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
0
A filosofia não é contraria a ciência, mas sim tem um papel diferente. Por isso a opção correta é a letra E.
Filosofia e ciência
O papel da filosofia desde o seu inicio com os filósofos naturalistas, era o de compreender as causas finais de todas as coisas. Por isso a visão filosófica é mais abstrata, pois ela observa a realidade e retira dela aspectos essenciais que são transcendentes aos sentidos, mas imanentes a razão.
Mas a filosofia não é contra a ciência, o papel da ciência é estudar os aspectos sensíveis da natureza, para que assim consiga explicar a existência de causas secundárias. Por isso a alternativa E é a única correta.
Para saber mais sobre filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24797725
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás