Os estudiosos da avaliação, principalmente Luckesi e Hoffmann, utilizam exemplos das práticas dos professores para discutir as concepções de avaliação presentes nas escolas. O tema da avaliação tem sido objeto de vários cursos, formações e debates com os professores, porém inúmeras pesquisas assinalam a dificuldade de promover uma mudança efetiva na avaliação. Alguns dos aspectos que dificultam essas mudanças são: I - O desinteresse crescente dos alunos pelos estudos, pois as crianças e jovens não estão interessados em estudar, principalmente por não temer a avaliação nem a reprovação. II - As concepções e práticas da avaliação vão sendo incutidas e aprendidas pelos professores desde a educação básica e, além disso, muitos cursos de formação inicial não tratam a temática da avaliação com o aprofundamento necessário. III - Muitos professores não se dão conta da necessidade de mudança por não compreenderem como a ideologia da classe dominante está impregnada nos sistemas de ensino, fazendo com que estes reproduzam a desigualdade de classes. IV - A resistência vem dos próprios professores que não querem mudar a avaliação simplesmente para não perderem o instrumento de controle, dominação e disciplinamento dos alunos. V - A sociedade ainda valoriza a escola meritocrática, na qual o esforço e a capacidade de cada um são tomados como requisitos para a aprendizagem, fazendo com que os professores encontrem dificuldades para promover mudanças nas práticas avaliativas. Considerando as proposições apresentadas, é correto o que se afirma em: Alternativas: a) Apenas I, III, V. B) Apenas II, III, V. C) Apenas I, II, IV. D) Apenas II, III, IV. E) Apenas I, IV, V
Respostas
Na realidade, o desinteresse dos alunos pelos estudos passa por diferentes questões que vão desde o preparo e a conscientização no ambiente familiar, somando uma série de fatores que de fato interferem nesse processo. Nota-se que o educador tende a reproduzir o conhecimento como ele aprendeu, respeitando a didática. Apenas II e IV.
Como o educador pode atuar em sala de aula?
A partir de um modelo inclusivo, que respeite as diretrizes curriculares e a educação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Mais sobre escolarização:
https://brainly.com.br/tarefa/21051040
#SPJ1