Segundo Faraco (2019), a elite colonial, no período da colonização portuguesa no Brasil, buscava impor uma sociedade monolíngue tentando impedir que outras línguas como as indígenas e as africanas, consideradas inferiores se disseminassem. Apesar das proibições, a formação da língua portuguesa no Brasil ocorreu a partir da junção de três características linguísticas: 1) Português de Portugal oriundo do latim popular/coloquial (sermo usualis). 2) Línguas indígenas. 3) Línguas africanas. FARACO, Carlos Alberto. História do português. São Paulo: Parábola, 2019.
Respostas
O enunciado da questão cita os componentes que juntos originaram a língua portuguesa brasileira, sendo eles:
- Português de Portugal oriundo do latim popular/coloquial (sermo usualis);
- Línguas indígenas;
- Línguas africanas.
Português na história
A língua portuguesa é do tipo neolatina, e compõe-se da mistura do latim vulgar com o gagelo-português. Apesar das altas conexões, o Português é uma língua propriamente independente.
Línguas indígenas da América
São as línguas faladas pelos povos indígenas americanos. Possuem características de idiomas de territórios fisicamente próximos, mas com estruturas variadas. A exemplo de línguas indígenas brasileiras, temos:
- Guajajara
- Sateré-mawé
- Terena
Línguas africanas
Com a escravidão, africanos escravizados foram trazidos ao Brasil, que no contato, deliberou à língua portuguesa do Brasil o uso de diversas palavras africanas, a exemplo disso:
- Quimbundo
- Quicongo
- Iorubá
- Umbundo
Leia mais sobre línguas indígenas em: https://brainly.com.br/tarefa/891699
#SPJ1