Respostas
Resposta:
b) CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O
c) CH3-CH2-CH3 + Cl2 → (CH3)2CHCl + HCl
d) CH3-CH=CH2 + H2O → (CH3)2CHOH
Explicação:
b) CH4, metano, é um hidrocarboneto, toda vez que um hidrocarboneto reage com o gás oxigênio (O2) acontece uma reação de combustão, na qual é gerado CO2 e H2O.
c) O CH3CH2CH3, o propano, é um alcano, ou seja, um hidrocarboneto formado apenas por ligações simples. Quando ele reage com um halogênio, como o Cl2, acontece uma reação de substituição denominada halogenação, na qual um hidrogênio é substituído por um átomo de halogênio, como sempre há 2 átomos de halogênio, o segundo captura o hidrogênio, formando composto binário do tipo HX.
lembrando, o cloro substitui preferencialmente o hidrogênio do carbono menos hidrogenado da cadeia. O segundo carbono possui apenas 2 hidrogênios, enquanto os outros 3, assim é ele que receberá o cloro gerando o produto principal (2-cloropropano) da reação juntamente do cloreto de hidrogênio (HCl).
d) O CH3CH=CH2, o prop-1-eno, é um alceno, ou seja, hidrocarboneto que possui uma ligação dupla na cadeia. Quando alcenos reagem com água, acontece uma reação de adição denominada hidratação, na qual a ligação dupla é quebrada, adicionando hidrogênio e hidroxila à cadeia carbônica.
lembrando que, pela Regra ee Markovnikov, a hidroxila (-OH) é adicionada preferencialmente ao carbono menos hidrogenado, no caso o carbono do meio, gerando o produto principal propan-2-ol.