Sabendo que o impulso específico do motor é de 2. 000 s e considerando o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a massa de combustível usado nesse intervalo de tempo foi de.
Respostas
Considerando o gráfico anexo e o tempo de 30 segundos, a massa de combustível utilizada no intervalo de tempo tempo mencionado, tendo em mente a gravidade como é de 137,5 kg.
Como calcular o impulso específico?
Para calcular a massa de combustível, utilizaremos a fórmula de impulso específico, que é a seguinte:
Onde,
Ie: Impulso específico.
I: Impulso total.
Pc: Massa do combustível.
Para podermos fazer o cálculo, precisaremos primeiro descobrir o impulso total, que será a soma das áreas do gráfico em anexo.
Considerando o primeiro momento de subida como A1, o momento de estabilidade como A2 e o último momento como A3, temos o seguinte:
∴ ∴
∴ ∴
∴ ∴
Além disso, como a medida no gráfico está em kN, é preciso multiplicar o resultado obtido por 1000, sendo assim, sabemos que I = 2750000.
Com esses números, já podemos calcular a massa utilizando a fórmula mencionada no início:
(aqui "cortamos" os zeros e passamos o Pc para o outro lado)
Por fim, como queremos saber a massa, e não o peso em Newton, precisamos converter o valor:
Você pode conferir mais sobre como funcionam os motores de foguetes neste link:
https://brainly.com.br/tarefa/25409101
Acredito que o exercício completo seja o seguinte:
"Impulso específico é uma medida da eficiência do uso do combustível por motores a jato para produzir o necessário impulso. Ele é calculado pela razão entre os módulos do impulso produzido pelo motor e do peso do combustível usado, Pc, isto é, I/Pc.
A figura em anexo representa a força produzida por um motor a jato durante 30 s.
Sabendo que o impulso específico do motor é de 2000 s e considerando o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a massa de combustível usado nesse intervalo de tempo foi de"
#SPJ4