Respostas
Resposta:
A crítica que o eu lírico faz nos versos apresentados é em relação às pessoas que vivem na cidade, que acabam por ser mentirosos, gananciosos, desonrosos, acabando por envergonhar as pessoas que são ou pensam de modo diferente. Ele critica o modo no qual a sociedade vive.
O texto é de autoria de Gregório de Matos, que é considerado um dos maiores nomes do período barroco português e brasileiro. Como ele não tinha "papas na língua" e seus versos se apresentavam de maneira sarcástica, seu apelido se tornou “Boca do inferno”.
(Resposta que eu coloquei no livro e deu certo)
As críticas que são realizadas nos versos do soneto de Gregório de Matos são feitas para as pessoas que habitam as cidades da Bahia, que são caracterizadas como mentirosas, gananciosas, pensando mais em si do que nos outros e não fazendo jus ao que deveria ser levado em consideração pela sociedade.
O poeta Gregório de Matos
Gregório de Matos é tido como um dos maiores poetas de todos os tempos. Uma de suas principais características era o fato de não se intimidar perante qualquer assunto, uma vez que o homem se mostrava áspero com as palavras, utilizando as mesmas para críticas ou ironias.
Veja mais sobre Gregório de Matos em:
brainly.com.br/tarefa/6459232
#SPJ5