Respostas
Resposta:
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
Explicação:
Pré-Socrático: Os primeiros filósofos, conhecidos como filósofos da natureza (physis) ou filósofos pré-socráticos buscaram estabelecer princípios lógicos para a formação do mundo. A natureza desmitificada (sem o auxílio das explicações míticas) era o objeto de estudo.
Filósofos da época: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Xenófanes de Cólofon, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia e Demócrito de Abdera.
Socrático: Gradativamente, as preocupações voltadas para a relação com a natureza (physis) vão dando lugar ao pensamento sobre as atividades humanas. Isto justifica o termo "antropológico", que tem origem nas palavras gregas, anthropos, "ser humano" e lógos, "razão", "pensamento", "discurso".
Filósofos da época: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Helenístico: A filosofia helenística se desenvolve a partir da morte de Alexandre, O Grande e o domínio do Império Romano. A pólis grega deixa de ser a grande referência, surge a ideia do cosmopolitismo, que fez compreender os gregos como cidadãos do mundo.
Os filósofos do período passam a ser grandes críticos da filosofia clássica grega, sobretudo, Platão e Aristóteles. O tema principal passa a ser a ética, há um distanciamento dos indivíduos com as questões naturais e religiosas.
Escolas Helenísticas
A Filosofia passa a se desenvolver em distintas doutrinas de pensamento, representadas pelas principais escolas:
Ceticismo, Epicurismo, Estoicismo e Cinismo.