Respostas
Resposta: Boa tarde ! Duas perguntas em uma só né? Vamos lá. De forma simplificada dizemos que indústria chinesa tende a ser descentralizada, mas há vários centros têxtis importantes pelo país, tais como Xangai, Guangzhou e Harbin. As maiores indústrias estatais são a indústria siderúrgica, de carvão mineral, de construção de máquinas, leve, bélica e têxtil. Já sobre ZEES ( As Zonas Econômicas Especiais) consistem em áreas especificamente destinadas para o direcionamento da atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens para atrair investimentos estrangeiros. Os principais objetivos das ZEEs são alavancar a produção industrial da China.
Explicação: Essa vale a melhor resposta.
As ZEEs são as Zonas Econômicas Especiais, que foram criadas no final da década de 1980 quando Deng Xiaoping assumiu o poder do país após a morte de Mao Tsé-Tung.
Ao assumir o poder, Xiaoping promoveu duas importantes reformas:
- abertura econômica (não política)
- criação das ZEEs
Abertura Econômica:
Para que a economia chinesa pudesse crescer, o país começou a oferecer uma série de vantagens para atrair o capital de empresas estrangeiras e para que elas se instalassem ali.
Algumas das vantagens oferecidas foram:
- mão de obra barata
- impostos reduzidos
- infraestrutura para exportação
- tecnologia para produção
Essa estratégia deu muito certo, e desde 1980 é a economia que mais cresce no mundo e tornou-se a maior plataforma de exportação.
Atualmente, as principais indústrias chinesas estão voltadas para a área de agricultura, siderurgia e automobilismo.
Espero ter ajudado! Leia sobre o programa das "Quatro Modernizações" abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/30418372