Respostas
Resposta:
Explicação:
A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento separatista de caráter republicano do período colonial brasileiro. Teve apoio da elite local contra a presença portuguesa. Defendia a república, manutenção da escravidão, fim da cobrança de impostos, liberdade de credo e de expressão.
Resposta:
A Revolução Pernambucana foi um movimento armado que ocorreu entre 1817 e 1824 na região nordeste do Brasil, com o objetivo de lutar pela independência do país, que ainda era colônia de Portugal. O movimento foi liderado por alguns patriotas, entre eles Joaquim Gonçalves Ledo, o maior responsável pela luta.
Os objetivos da Revolução Pernambucana eram o fortalecimento da economia e da indústria, a redução dos impostos, a liberdade de comércio e a independência do Brasil.
A Revolução Pernambucana terminou com o Pacto de Ipiranga, assinado em 7 de setembro de 1822, que proclamou a independência do Brasil. O movimento foi importante para a consolidação da independência brasileira e marcou o início do movimento de emancipação das colônias portuguesas no Novo Mundo.
Explicação: