Respostas
Resposta:
Por parte dos Xia, a China experimentou o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da medicina. Colonos construíam as casas nas margens do rio Amarelo e, além do cultivo da terra, também mantinham animais. É também nesse período que surge a seda, confeccionada a partir do casulo do bicho-da-seda.
Explicação:
Organização da sociedade na China Antiga
A antiga China imperial estava socialmente organizada por uma hierarquia rígida. Acima de todos, estava o imperador. O imperador era um escolhido divino, com direitos e garantias que não eram extensíveis aos homens – somente a ele.
Abaixo dele, estavam os nobres, em geral grandes proprietários de terras, que tinham à sua disposição grupos armados – muito similares, já na época, ao que os senhores feudais seriam durante a Idade Média no Ocidente. Das famílias nobres, saíam os altos funcionários imperiais, como os coletores de impostos, os chefes de polícia e os mandarins (altos funcionários públicos, conselheiros de estado).
Algumas profissões e profissionais – entre eles comerciantes, curandeiros e médicos, funcionários públicos de baixa patente – constituíam algo próximo do que seria uma “classe média antiga”. E, na base da sociedade chinesa, também como ocorreria no feudalismo ocidental, estavam os camponeses, que cultivavam as terras das famílias nobres em troca de parte das colheitas.
Os camponeses eram servos das famílias tradicionais e podiam ser convocados também por elas, ou mesmo a mando do imperador, para a realização de obras e trabalhos públicos em grande escala, como a construção de barragens, canais e edifícios diversos. Além disso, aldeias geralmente tinham de ceder alguns dos filhos para compor os exércitos dos senhores nobres.
Resposta:
A sociedade chinesa vivia sob o sistema de castas, apoiado pelo confucionismo até a tomada do poder pelos comunistas. No controle, o Partido Comunista anulou a hierarquia tradicional e determinou o fim das classes, que embora seja proibido, é vivido ideologicamente pelos chineses