nAtividade 2
1. Em 1780, o futuro conjurado Tomás António Gonzaga criou uma obra chamada Cartas chilenas. Nela, satirizava as ordens do governador e as situações que observava nas regiões das minas, como se ocorressem no distante Chile. Leia um trecho da obra.
Pretende [] o nosso chefe mostrar um grande zelo nas cobranças [...].
Entraram, nas comarcas, os soldados, e entraram a gemer os tristes povos. Uns tiram os brinquinhos das orelhas das filhas e mulheres; outros vendem as escravas, já velhas, que os criaram, por menos duas partes do seu preço. Aquele que não tem cativo, ou joia, satisfaz com papéis, e o soldadinho estas dívidas cobra, mais violento [...].
a. Nesse trecho, o que o autor descreve?
b. Relacione essa descrição à Conjuração Mineira.
AJUDA ISSO É PARA AMANHÃ :(
Respostas
A) Nesse trecho de Cartas Chilenas o escritor Tomás Antonio Gonzaga descreve um procedimento através do qual o governo cobrava os impostos da população no local.
B) Essa descrição pode ser relacionada à Conjuração Mineira porque um dos principais motivos da revolta do movimento da inconfidência era a discordância do alto valor de impostos que era cobrado pela coroa portuguesa no Brasil colônia.
Contextualizando as "Cartas Chilenas" de Tomás António Gonzaga
"Cartas Chilenas" é uma obra de ficção política, alegórica e satírica. Isso significa que o autor escolheu escrever sobre as práticas e costumes do lugar onde vivia, ou seja, Minas Gerais, e fez isso alterando nomes de locais e criando situações fictícias que mantivessem paralelos com a realidade. Desta maneira, Gonzaga conseguiu ilustrar a percepção política da perspectiva dos inconfidentes.
Ao ler o livro, percebe-se as semelhanças dos cenários e como os acontecimentos descritos no livro eram recorrentes da relação entre a coroa portuguesa e a exploração das minas e das riquezas brasileiras.
Saiba mais sobre a Conjuração Mineira em https://brainly.com.br/tarefa/896602
#SPJ1
:)