No sistema de custeio por Absorção, tem-se a conclusão de que o resultado apurado na venda de um produto pode variar de acordo com a parcela de custos fixos indiretos que a ele se decida apropriar.
Explique de que forma este fenômeno afetaria ao resultado da empresa.
Respostas
Resposta:
O custeio por absorção ao ratear ocusto indireto produz um efeito importante que a diluição do custo fixo, proporcionando o ganho de escala, quanto mais se produz menor é o valor do custo fixo em cada unidade, barateando o produto. Mas, a situação contrária representa um problema, pois quanto menos se produz, numa situação de ociosidade como na pandemia, o custo fixo é suportado por uma menor produção. E o produto fica mais caro, diminuindo a margem de lucro. Um outro aspecto, diz respeito aos critérios de rateio, que por serem arbitrários, isto é, estabelecidos ao arbítrio do analista/gestor, sem que haja um critério universal a ser aplicado, tornam os custos dos produtos menos precisos, cada critério implica numa apropriação diferente de custo ao produto.
Explicação:
O custeio por absorção afetaria o resultado da empresa por não permitir mensurar o custo real da mercadoria vendida, dificultando a formação de um preço de venda que possa ser competitivo com o mercado.
O que é custeio por absorção?
O custeio por absorção, é chamado também de custeio integral, já que considera todos os custos de gestão, sejam os diretos ou indiretos, até mesmo os fixos ou variáveis, incluindo as despesas neste cálculo.
Assim, este método acaba dificultando a tomada de decisão quanto a precificação do produto, já que ao considerar todos os custos, ele não tem o enfoque de identificar quais são provenientes ao produto para conseguir criar um preço de venda mais competitivo.
Apesar dessa desvantagem, o custeio por absorção é o mais utilizado pelas empresas porque atende aos princípios fiscais e contábeis.
Saiba mais sobre o custeio por absorção: https://brainly.com.br/tarefa/52226269
#SPJ2