• Matéria: Saúde
  • Autor: anapaulaqueiroz684
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise as afirmações abaixo sobre o esqueleto da cabeça:

I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas.
II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides.
III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios.
IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: tatianeduarteguaiba9
0

Resposta:

A sequência correta é I-V,II-V,III-F,IV-F.

Explicação:

Olá,

Para responder a questão vamos conhecer um pouco:

O nosso corpo é composto por vários ossos, todos reunidos denominamos esqueleto. Este se divide em algumas partes, dentre elas o crânio.

Possuímos no crânio ossos que se apresentam em pares (parietal e temporal) e ímpares (frontal, occipital, esfenoide e etmoide), que são ligados por estruturas flexíveis chamadas suturas, que ao nascer conhecemos por moleira, porém o nome técnico é conhecido por fontanela, que durante o nascimento permite que os ossos se movimentem para ajudar a passagem do feto pelo canal do parto. Durante o crescimento estes espaços vão se fechando.

Dependendo de seu formato o osso recebe uma classificação diferente conforme sua forma (espessura, comprimento e largura): Os ossos parietais são laminares (ou planos), o osso frontal é classificado como pneumático, o osso occipital é plano, o esfenoide e os ossos temporais são considerados irregulares e o osso etmoide é esponjo e irregular.

Possuímos ossos pneumáticos em mais de uma parte do corpo, não somente no crânio.

Partindo do conhecimento acima podemos observar que os itens I e II estão corretos e o item III e IV estão incorretos.

Siga em frente, bons estudos!

Perguntas similares