O processo de ensino e aprendizagem é concebido como um momento de promoção e desenvolvimento humano, uma das finalidades da Educação. Considerando que esse momento é planejado pelo professor e que, de algum modo, isso se revela como uma competência que vai sendo desenvolvida ao longo da experiência com a prática profissional, sugere-se que a mobilização de saberes para que a prática educativa seja promotora desse desenvolvimento humano está condicionado às formas de aprendizagem de “ser professor”.
Sobre as experiências de aprendizagem docente que potencializa tal formação, avalie nas afirmativas a seguir:
I. Quando criamos pontes, relacionamos e equilibramos os conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da trajetória profissional, sendo ressignificados a partir de uma nova experiência.
II. Quando interrogamos, perguntamos, questionamos e refletimos sobre as circunstâncias e sobre o fazer docente, buscando significar a trabalho de modo roteirizado e mecânico sobre o que é ensinar.
III. Quando nos relacionamos, nos deparamos com um pensamento divergente e aprendemos a lidar com as opiniões diferentes. Assim, ocorre uma negociação de significados.
IV. Quando vivenciamos e experimentamos ações concretas que estimulam a memória e a passividade do estudante no contexto da prática em sala de aula, visando desenvolver habilidades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: Alternativa 3: I e III apenas.
Explicação:
Ao meu ver se encaixam bem no perfil de um bom profissional no qual tem a habilidade de adaptar-se a situações onde o conhecimento do professor não é a verdade absoluta e a partir de novas experiencias possa haver novos links e insights em relação a trajetória profissional.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
III, apenas.