Respostas
Resposta:
adufe
afoxé
agogô
atabaque
batá
bateria
bendir
bloco sonoro
bodhrán
bombo
bongô
caixa
caixa de rufo
caneca
carrilhão
castanhola
caxixi
celesta
ceramofone
chocalho
Bateria:
Dita o ritmo das músicas. A bateria define e marca o compasso mais rápido ou mais lento de uma melodia, atribuindo uma cadência própria e “energia” a cada performance.
Chocalho:
O chocalho é um brinquedo sonoro que desperta a atenção. Seu objetivo principal, é desenvolver as percepções auditivas e rítmicas.
Pandeiro:
O pandeiro, assim como o tamborim, tem função intermediária, completando a estrutura sonora com os ataques na pele, mas principalmente com os sons das platinelas que evidenciam a sonoridade aguda.
Saxofone:
Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em Sib (como o saxofone tenor) ou em Mib(como o saxofone alto e o barítono). O soprano é normalmente em Sib.
Clarinete:
O instrumento clarinete costuma ser bastante utilizado na execução de choros, MPB, serestas e também em grupos de samba.
Flauta:
A flauta é um instrumento do tipo sopro, desta forma para se produzir o som de notas musicais é utilizado colunas de ar.
Trompete:
O trompete é um instrumento musical de sopro, da família dos metais (o trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal.
Gaita:
O princípio da gaita de fole é manter um fluxo constante de ar pelas saídas do instrumento, que vibram e emitem sons. O princípio da gaita de fole é manter um fluxo constante de ar pelas saídas do instrumento, que vibram e emitem sons.
Cavaquinho:
É um instrumento amplamente utilizado nos folguedos populares, da folia de reis, reisado. Nesse caso, o cavaquinho é utilizado para acompanhar as vozes e pode possuir uma afinação diferenciada: a mais aguda afinada em mi.
Violino:
Os violinos são tão importantes na orquestra que, além de serem o naipe mais numeroso, são divididos em algumas funções importantíssimas no concerto. Existem os primeiros e segundos violinos: eles são, respectivamente, a voz melódica da peça e a pulsação/reforço da melodia dos primeiros violinos.
Guitarra:
Guitarra: é a responsável direta pela harmonia. Nesse caso, quando é chamada de “guitarra base”, ela se assemelha ao violão pela possibilidade de ser um instrumento de acompanhamento dentro da banda. Mas a guitarra também pode ter uma função melódica, como guitarra solo.
Violão:
O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola ele é conhecido como guitarra.
Ukulele:
Apesar de ser comumente associado ao reggae, o ukulele serve para tocar qualquer estilo musical. Do samba ao rock, qualquer tipo de música pode ser tocada no ukelele com uma sonoridade agradável e cheia de estilo.
Reco-Reco:
Bastante utilizado nas danças e músicas urbanas mais conhecidas. É um idiofone raspado por uma baqueta. Encontram-se reco-recos feitos de bambu, metal, osso e cabaça.
Baixo:
Sua função é conduzir a música, sempre impulsionando o entrosamento ideal com os demais instrumentos. Em qualquer estilo de música, o principal companheiro do baixo é o bateria.
Xilofone:
O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado. Compõe-se de uma sequência ordenada de placas de madeira, dispostas de maneira análoga às teclas de um piano.
Marimbá:
A marimba é um instrumento de toque de forma semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som. Um exemplar "genérico" é o ceramofone.
Teclado Musical:
Reproduz síntese de sons e sequenciadores para a composição e arranjos musicais profissionais, você consegue gravar e masterizar músicas completas sem precisar de outro instrumento somente usando os samples e kits instalados nele, precisando de muita experiência na música.
Tímpano:
O tímpano é um instrumento de percussão com altura definida, ou seja, que produz uma nota musical. Sua base é arredondada e possui uma membrana esticada que pode ser ajustada por meio de chaves.
Violoncelo:
Ao contrário do violino e da viola, que são apoiados entre o queixo e o ombro do instrumentista, o violoncelo é apoiado entre as pernas de quem o toca. De grande extensão, tanto pode ser usado para fazer melodias em seu registro mais agudo, quanto para exercer a função de acompanhamento em seu registro mais grave.