Respostas
Resposta:
O Confucionismo é uma corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu, o Confúcio. Até o início de século XX, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China.
O fundamento não é definido como religião, uma vez que sua essência está no entendimento das condutas morais e da ordem social, portanto não se encaixa nas ideologias religiosas geralmente pregadas no ocidente. Além disso, no confucionismo não há igrejas, templos ou qualquer organização em formato de clérigo. Também não existe a concepção de um deus todo poderoso e onipotente, assim como a ideia de vida após a morte.
Confúcio não é visto como profeta, muito menos sacerdote. Ele é tido como um guia espiritual, uma espécie de filósofo que educa seus seguidores para encontrar os caminhos da harmonia.
Escultura em pedra de Kung-Fu-Tzu, o Confúcio (Foto: Pixabay)
Vale destacar que o senso de humanidade é o principal alicerce do Confucionismo. Acredita- se que todos os seres humanos são bondosos. Portanto, enquanto doutrina, o Confucionismo irá pregar que é necessário se conciliar o temperamento humano com as posições políticas e sociais.
Os representantes políticos são tidos como “pais do povo”, porém obedecem a autoridade do céu. Já o arranjo familiar é considerado a base fundamental do ser humano, pois o primeiro contato do sujeito com o senso de disciplina, ordem e consciência política é dentro dela.
Por isso, o casamento é um dos principais rituais da doutrina. Os matrimônios concretizam de vez a formação de uma nova família.