Respostas
A crise energética no Brasil é consequência de muitos fatores, como a escassez hídrica. Além disso, medidas que eram utilizadas anteriormente para diminuir o consumo de energia, como o horário de verão, foram retiradas.
A crise energética no Brasil
Por crise energética compreende-se um problema causado por fatores naturais e econômicos que afetam a geração de energia.
A crise energética vem se agravando nos últimos anos no Brasil. Primeiramente, a crise energética brasileira é consequência direta da dependência da energia de matriz hídrica. Com o avanço das mudanças climáticas, o país sofreu em 2021 com a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Isso levou a uma diminuição do nível de água nos reservatórios e, por consequência, a uma diminuição da geração de energia através de usinas hidrelétricas.
Outro ponto importante é que havia uma economia geral de energia com o horário de verão. Tal medida era adotada para diminuir os períodos de picos de consumo de energia elétrica. Com a sua eliminação, não há mais essa diminuição e, portanto, há um gasto energético mais intenso.
Para conter crises energéticas no Brasil, faz-se necessário:
- A adoção de novas matrizes energéticas, como a eólica;
- a retomada do horário de verão, extinto em 2019;
- campanhas de conscientização sobre o uso da energia elétrica.
Quer saber mais sobre horário de verão? Clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11970200
#SPJ9