De fato, a literatura infantil é um caminho que amplia e diversifica o trabalho em sala de aula, inclusive na educação infantil, tornando-se, através de vários recursos, um momento único para o desenvolvimento da criança em sua integralidade. Sobre as ideias discutidas, analise as afirmativas a seguir: I. O contato com o livro deve fazer parte das aulas da educação infantil, não sendo necessário seu uso com os bebês. II. O primeiro contato dos bebês com o livro será de forma sensorial, mas isso não quer dizer que o professor deve deixar a criança manipulá-lo com o fim de cheirá-lo, mordê-lo ou algo semelhante. Livro é feito para ser lido. III. A leitura para as crianças precisa iniciar ainda quando são bebês, para que percebam o que é o ato de ler e comecem a construir o valor social da leitura. IV. O processo de ler e de contar uma história são semelhantes e simbolizam a mesma coisa para a criança. V. É importante que o professor promova atividades de leitura, contação, recontos, interpretação, criação de outros fins ou começos de histórias, sendo que a leitura deve fazer parte de sua aula diariamente. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas. Alternativas: II e V, apenas. I e V, apenas. III e V, apenas. I, III e IV, apenas. I, II e V, apenas
Respostas
Compreende-se a necessidade da inserção de atividades de leitura, contação de história e manipulação de brinquedos desde o período em que a criança é um bebê, contudo, cada atividade respeitando o contexto da fase em que a criança está. Assim, a alternativa mais adequada é a C.
Literatura infantil para bebês
Uma possibilidade de inserção do livro para bebês é o uso do livro feito de plástico, pois assim, o bebê poderá manipulá-lo, colocar na boca e morder sem que se machuque e sem que o professor se preocupe com a manutenção do livro.
Dessa forma, o livro já será inserido no universo da criança por meio do próprio contexto dela.
Continue estudando sobre literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/4213586
#SPJ11
Resposta:
III e V, apenas. ( III. A leitura para as crianças precisa iniciar ainda quando são bebês, para que percebam o que é o ato de ler e comecem a construir o valor social da leitura. E - V. É importante que o professor promova atividades de leitura, contação, recontos, interpretação, criação de outros fins ou começos de histórias, sendo que a leitura deve fazer parte de sua aula diariamente.
Explicação:
A afirmativa I está incorreta, pois o contato com o livro deve fazer parte das aulas da educação infantil, sendo necessário seu uso com os bebês. A palavra “não” deixa a sentença falsa.
A afirmativa II está incorreta, pois o primeiro contato dos bebês com o livro será de forma sensorial, isso nos mostra que o professor deve deixar a criança manipulá-lo com o fim de cheirá-lo, mordê-lo ou algo semelhante. Nos primeiros contatos, o bebê que explora o mundo de forma sensorial, logo precisará conhecer o livro do seu jeito e, em seguida, por meio do exemplo do professor, entenderá como se manipula e para que serve o recurso.
A afirmativa III está correta, pois a leitura para as crianças precisa iniciar ainda quando são bebês, para que percebam o que é o ato de ler e comecem a construir o valor social da leitura.
A afirmativa IV está incorreta, pois o processo de ler e de contar uma história não são semelhantes e não simbolizam a mesma coisa para a criança. É a leitura que construirá na criança o entendimento do valor social da leitura, ou seja, ler para entender o mundo.
A afirmativa V está correta, pois é importante que o professor promova atividades de leitura, contação, recontos, interpretação, criação de outros fins ou começos de histórias, sendo que a leitura deve fazer parte de sua aula diariamente.