• Matéria: Filosofia
  • Autor: micaelyvmelo
  • Perguntado 3 anos atrás

filosofia

Rubem Alves Política e Jardinagem
Qual é a visão do autor acerca da política?



Porque ele dirige esse texto aos jovens de hoje qual é o apelo que fez a juventude?



buscando elementos no texto quais são as diferenças que você pode estabelecer entre os políticos por vocação e os políticos por profissão? neste contexto qual é o desafio que a todos nós é apresentado com as eleições de outubro que se aproxima?​


anaalicealbani160920: Conseguiu fazer ?

Respostas

respondido por: elamambretti
2

Para o autor, Rubem Alves a política é a maneira  de conduzir os homens à felicidade, através do bem público. Assim, compara a atividade política com o cuidado de um imenso jardim, onde todos poderiam se beneficiar.

Dirige o texto aos jovens, na esperança de despertar neles a vocação de políticos. São jovens que poderiam fazer renascer a aptidão amorosa pelo serviço ao bem comum, bem longe do políticos profissionais que visam somente o próprio benefício, cultivando seus pequenos jardins privados.

Políticos por vocação buscam o bem comum. Colocam a necessidade da maioria da população como prioridade, buscando ativamente a felicidade e segurança de todos.

Já o políticos por profissão buscam somente a satisfação de desejos egoístas e momentâneos, sem se importarem com as consequências de suas ações.

O desafio apresentado para esta ou qualquer eleição é termos discernimento enquanto ouvimos promessas de soluções miraculosas para antigos e complexos problemas. Regar apenas uma parte do jardim, não é garantia de que todo o jardim floresça.

Sobre Política e Jardinagem de Rubem Alves

Rubem Alves, no texto  Sobre Política e Jardinagem, nos explica a diferença entre políticos a partir das suas escolhas de atuação. Assim, diferencia os políticos por vocação, aqueles que diligentemente se dedicam à satisfação e bem estar da comunidade, do bem público, da felicidade do cidadão.

Muito distante do político por profissão, que escolhem os ganhos momentâneos, o dinheiro como justificativa de seus atos. Cuidam de seus pequenos e privilegiados jardins, sem o menor escrúpulo em negligenciar jardins públicos.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre O que é política? em: brainly.com.br/tarefa/39971998

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares