Leia a análise do economista e sociólogo português José Luís Cardoso sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil
b) Como o decreto de dom João, que estabeleceu a abertura dos portos, corresponde às demandas do contexto político e econômico europeu explicitado por José Luís Cardoso?
c) Quais foram os impactos da abertura dos portos nas relações comerciais entre Portugal e Brasil?
Respostas
B) O decreto da abertura dos portos às nações amigas representa uma ampliação das possibilidades comerciais, já que está em sintonia com o empenho de ampliar relações de comércio internacional, antes limitadas pelo Pacto Colonial.
C) Entre os principais impactos da abertura dos portos, pode-se destacar:
- Vantagens fiscais garantidas aos britânicos pelos portugueses, com impostos baixos;
- A entrada de produtos industrializados britânicos no Brasil atrasou o estabelecimento do processo de industrialização em terras brasileiras.
Contextualizando a transferência da corte portuguesa
A transferência da coroa portuguesa para o Brasil marcou o alinhamento definitivo de Portugal com a Inglaterra, que ameaçava ser rompido devido à pressão crescente de Napoleão Bonaparte, inimigo da Inglaterra, cujos exércitos avançavam sobre a península ibérica rumo a Portugal.
A saída mais sensata para a monarquia portuguesa, tendo em vista a deposição da monarquia ocasionada por Napoleão logo ao lado, na Espanha, foi a transferência da corte, significando submeter-se, em alguma medida, às vontades dos ingleses.
Saiba mais sobre a abertura dos portos em https://brainly.com.br/tarefa/6335124
#SPJ1