Respostas
Resposta:
O tabu em relação à educação sexual no Brasil e suas implicações para os jovens
Na obra “Utopia”, do escritor Thomas More, retrata-se uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos.
Nesse sentido, a temática da obra está intimamente ligada à sociedade brasileira atual, visto que o tabu em relação à educação sexual no país e suas implicações para os jovens, restringe a informação e o conhecimento no Brasil.
Nesse panorama, a negligência estatal e a falta de investimento na saúde favorecem a permanência do problema.
Em primeiro lugar, a negligência do Estado, no que tange à educação sexual é um dos fatores que contribuem para essa problemática.
Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem à assistência educacional sexual na sociedade contribui para a precariedade desse setor e para continuidade do tabu envolvendo essa temática.
Dessa maneira, parte da população deixa de possuir conhecimento adequado, o que resulta na gravidez precocemente e no aumento de ISTS na adolescência.
Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.
Ademais, é visível que o sucateamento da saúde é outra motivação para a perpetuação dessa barreira.
A respeito desse contexto, apesar da Constituição Federal de 1988 determinar como direito fundamental do cidadão o acesso à saúde de qualidade, essa lei não é concretizada, pois não há investimento estatais suficientes nessa área.
Dessa forma, contribuindo cada vez mais para o aumento da taxa, que apenas 20% das escolas públicas brasileiras têm educação sexual o que favorece que os jovens tenham suas higidez atingidas por falta de saber.
Nesse contexto, é essencial uma intervenção para que esse quadro seja solucionado.
Portanto, o governo deve criar projetos e investir na área da saúde educacional sexual, através de empresas especializadas, com a finalidade de aumentar o conhecimento dos jovens sobre o assunto.
Assim, órgãos do governo, como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, devem estimular a criação de palestras e tornar à educação sexual como
matéria obrigatória na escola.
Somente assim, o país alcançará direitos para todos conforme na Constituição Federal de 1988.