Leia o texto abaixo.
Em acontecimento raro, cinco planetas e Lua se alinham nesta sexta-feira (24)
Em acontecimento raro, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e a Lua poderão ser vistos alinhados nesta sexta-feira (24). Para apreciar o fenômeno não é necessário utilizar um telescópio, embora possa ser difícil identificar todos os astros, alertaram especialistas. [...]
De acordo com o portal meteorológico, a última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos, em 2004. Desta vez, se você perder o alinhamento, o fenômeno ocorrerá novamente em 2040 [...].
Pela posição dos astros, será mais fácil encontrar Marte, Júpiter e Saturno — que estarão mais altos no céu. O mais difícil será Mercúrio, que fica mais próximo ao Sol e estará mais baixo no horizonte. A dica dos especialistas é usar o brilho de Vênus, o planeta ao seu lado, para localizá-lo. [...]
A linguagem utilizada nesse texto é
coloquial.
padrão.
regional.
técnica.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é B (padrão). A linguagem principal do texto é a padrão ou formal. A notícia ou texto jornalístico, mesmo quando abordando assuntos como astronomia, utiliza a linguagem padrão.
O texto jornalístico e a linguagem padrão
O texto jornalístico tem a linguagem padrão ou formal como função principal, mas pode conter elementos de outras linguagens:
- Pode usar termos técnicos, acrescentando explicações.
- Pode empregar elementos coloquiais aqui e ali, para familiarizar o leitor.
- O texto busca ser neutro e objetivo.
- Evita regionalismos que possam não ser compreendidos por todos os leitores.
- No caso da matéria sobre astronomia, o texto também usa expressões e termos técnicos, como "posição dos astros" e "alinhamento", mas acrescentando explicações logo a seguir.
- O texto usa o elemento coloquial ao referir "dica dos especialistas", para se aproximar do leitor.
Aprenda mais sobre funções da linguagem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/291953
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás