2. Observe a pintura a seguir, intitulada A aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, de Rembrandt. A imagem do artista barroco retrata uma aula de anatomia do médico Nicolaes Tulp, na qual ele ensina seus alunos a fazer a dissecação de um braço. Reprodução/Museu Mauritshuis, Haia, Holanda A aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, de Rembrandt van Rijn, 1632. Óleo sobre tela, 169,5 cm x 216,5 cm, Mauritshuis, Haia, Holanda. Agora, responda: quais características da imagem podem defini-la como uma pintura barroca? Refletindo ainda sobre a obra de Rembrandt, quais detalhes demonstram a importância das figuras principais da cena para a expe- riência científica?
Respostas
A) É possível relacionar a obra em questão ao estilo barroco através da constatação do uso da técnica de claro-escuro, a atenção aos detalhes das texturas, e à composição teatral da cena retratada, que juntamente com as expressões faciais servem para exprimir a profundidade emocional.
B) É possível inferir que a cena demonstra uma grande importância para o estudo da ciência através da técnica utilizada para iluminar os rostos do médico e de seus estudantes de anatomia, que contam com expressões impressionadas.
Relacionando Rembrandt e o estilo barroco
O pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi um dos artistas responsáveis por definir o estilo barroco.
Ele é tido como um especialista no uso do contraste entre luz e sombras, demonstrando um domínio avançadíssimo de conceitos de iluminação enquanto parte primordial da composição cênica de um quadro.
Rembrandt usou essas técnicas de iluminação para ressaltar características do período barroco como o dinamismo, o movimento e as tensões emocionais.
Saiba mais sobre o período barroco em https://brainly.com.br/tarefa/17412872
#SPJ1