Respostas
Na projeção de Peters parece que os países foram alongados no sentido norte-sul. Há uma distorção em suas formas mas todos mantêm seu tamanho proporcional. Por exemplo, a Groenlândia, embora irreconhecível, aparece bem menor que o Brasil e a América do Sul como é na realidade.
No Mercator, o surgimento dessa projeção é com as grandes navegações. Com a expansão marítima ou comercial européia, (Holandeses, Espanhóis, Portugueses) buscavam uma forma de legitimar a dominação europeia sobre o resto do mundo. Umas das formas de fazer isso é destacando a Europa. A Europa funcionando como um CENTRO, uma projeção eurocentrista, cilíndrica conforme. Então ele deixa a Europa maior do que ela é.
- Se temos cilíndrica, tem paralelos e meridianos formando um ângulo de 90°.
- Conforme porque ela conserva o contorno dos continentes.
Falando de Peters é a projeção do terceiro mundo pois não é conforme e não é equidistante e sim equivalente, ela representa as áreas na forma real ou seja, se na projeção de Mercator temos países reduzidos (Brasil é um deles), nessa projeção, concorda que irá aumentar seu tamanho e ganhar destaque? Se na projeção dele temos a Europa como centro, grande, aqui vai reduzir.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.