Respostas
Resposta:
No caderno, associe cada mistura ao processo de separação mais apropriado:
- I e E;
- II e C;
- III e D;
- IV e A;
- V e B;
- VI e F.
Explicação:
- I e E:
Observe a imagem 2 em anexo
A água e o óleo são líquidos que não se misturam, pois diferença de propriedades químicas. Ambos possuem densidade diferentes, a ponto de um líquido se depositar sobre o outro e formar duas fases distintas, podemos utilizar este fenômeno para separá-los. Ao se utilizar um funil de decantação (conhecido na Química também como funil de separação ou funil de bromo), o líquido mais pesado, no caso a água, deposita-se embaixo e o mais leve, o óleo, em cima, então é só abrir a torneira até sair toda a água e fechar quando acabar, ficando a água em um recipiente e o óleo dentro do funil.
- II e C:
A limalha de ferro é nada mais que resíduos de ferro, então continua com as mesmas propriedades do ferro, que entre elas se encontra o ferromagnetismo, ou seja, a capacidade de ser atraído por imãs. Já a areia não é atraída por imãs, então em uma mistura de areia e limalha de ferro, se aproximarmos um ímã, a limalha será atraída, deixando a areia para trás.
- III e D:
Observe a imagem 3 em anexo
A salmoura é uma solução de água e alguns sais, como o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha. Essa mistura é homogênea, ou seja, não é possível visualizar a presença simultânea das duas substâncias, no caso da solução salina, a olho nu parece apenas água pura. Portanto é preciso de um método mais trabalhoso para separá-los, no caso é possível fazer isso utilizando a destilação. Fornecemos calor à solução até que a água evapore completamente e reste apenas o sal recristalizado no balão de vidro; o vapor d'água é condensado novamente e recolhido em um recipiente.
- IV e A:
Os grãos de arroz e feijão possuem estrutura e tamanho suficiente para serem pegos com a mão, portanto podem ser separados apenas por um processo simples de catação, ou seja, ir catando (pegando) os grãos de feijão ou de arroz com as mãos, deixando o outro no recipiente.
- V e B:
Observe a imagem 4 em anexo
A areia não se dissolve na água, além de ser muito mais pesado que ela, depositando-se no fundo do recipiente. Como os grãos de areia são relativamente grandes, eles podem ser barrados por um simples filtro, enquanto as partículas da água não. Então se passarmos a mistura através de um filtro, a areia será retida, enquanto a água atravessará.
- VI e F:
Como dito anteriormente, a areia não se dissolve na água, mas o açúcar sim, então ao se adicionar água à mistura areia e açúcar, o açúcar se dissolverá na água, separando-se da areia, é um processo denominado dissolução fracionada, ou seja, apenas uma fração da mistura irá se dissolver, sendo a fração que for solúvel no líquido adicionado. Depois, para separar a mistura água+açúcar da areia, basta fazer uma filtração (como em V e B) e, por fim, efetuar uma destilação simples (como em III e D) para separar o açúcar da água.