• Matéria: Pedagogia
  • Autor: victoriapereiraviv
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo como Vieira (2001) a educação básica é “a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes, sobre a qual os países podem construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação”. Cabe destacar que a “Conferência Mundial sobre Educação para Todos” impulsionou as Reformas Educacionais implementadas no Brasil, priorizando a Educação Básica, por considera-la como capaz de reduzir a pobreza nos países em desenvolvimento.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas


Anônimo: f a ç o fóruns, atividades do portall, provass, trabalhos 43.9. 9. 9. 5. 1. 3. 5. 1. 9.
Anônimo: f aço fóruns, relatório de estágio, provass, trabalhos 43.9. 9. 9. 5. 1. 3. 5. 1. 9.
Anônimo: fa ço fóruns; portfólioss; estágioss; projetos 43.9. 9. 9. 5. 1. 3. 5. 1. 9.
Anônimo: f a ç o fóruns, portfólioos, provass, estágios contt43.9. 9. 9. 5. 1. 3. 5. 1. 9.
Anônimo: fa ço provas; portfólioss; relatóriio de estágios; gestão do projeto educativo etc. contt43.9. 9. 9. 5. 1. 3. 5. 1. 9.

Respostas

respondido por: profrodrigoxxi
4

Resposta: A diversidade, a complexidade e o caráter mutável das necessidades básicas de aprendizagem das crianças, jovens e adultos, exigem que se amplie e se redefina continuamente o alcance da educação básica, para que nela se incluam os seguintes elementos:

– A aprendizagem começa com o nascimento. Isto implica cuidados básicos e educação inicial na infância, proporcionados seja por meio de estratégias que envolvam as famílias e comunidades ou programas institucionais, como for mais apropriado.

Explicação: O principal sistema de promoção da educação básica fora da esfera familiar é a escola fundamental. A educação fundamental deve ser universal, garantir a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem de todas as crianças, e levar em consideração a cultura, as necessidades e as possibilidades da comunidade. Programas complementares alternativos podem ajudar a satisfazer as necessidades de aprendizagem das crianças cujo acesso à escolaridade formal é limitado ou inexistente, desde que observem os mesmos padrões de aprendizagem adotado; na escola e disponham de apoio adequado.

As necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos são diversas, e devem ser atendidas mediante uma variedade de sistemas. Os programas de alfabetização são indispensáveis, dado que saber ler e escrever constitui-se uma capacidade necessária em si mesma, sendo ainda o fundamento de outras habilidades vitais. A alfabetização na língua materna fortalece a identidade e a herança cultural. Outras necessidades podem ser satisfeitas mediante a capacitação técnica, a aprendizagem de ofícios e os programas de educação formal e não formal em matérias como saúde, nutrição, população, técnicas agrícolas, meio-ambiente, ciência, tecnologia, vida familiar – incluindo-se aí a questão da natalidade – e outros problemas sociais.

Todos os instrumentos disponíveis e os canais de informação, comunicação e ação social podem contribuir na transmissão de conhecimentos essenciais, bem como na informação e educação dos indivíduos quanto a questões sociais. Além dos instrumentos tradicionais, as bibliotecas, a televisão, o rádio e outros meios de comunicação de massa podem ser mobilizados em todo o seu potencial. a fim de satisfazer as necessidades de educação básica para todos.

Esses componentes devem constituir um sistema integrado – complementar, interativo e de padrões comparáveis – e deve contribuir para criar e desenvolver possibilidades de aprendizagem por toda a vida.

Perguntas similares