• Matéria: História
  • Autor: Ancardossvi
  • Perguntado 9 anos atrás

Desde o Renascimento, o homem começou a opor, ao critério da fé e da revelação, a capacidade de discernir, distinguir e comparar, própria da razão. Desenvolvendo a mentalidade crítica, substituiu o dogmatismo pela possibilidade de dúvida, questionou a Igreja e a filosofia aristotélica, rejeitou o princípio de autoridade. Assumiu uma atitude polêmica com a tradição, buscou a laicização do saber e lutou contra os preconceitos e a intolerância. O que representou esse processo?

Respostas

respondido por: MZH
22
o processo representou a busca pelo "desconhecido", pois por muito tempo tudo que se aprendia era monitorado pela igreja, e suas regras eram duras em relação à política e economia, a partir dessas "revoltas" (oposição ao governo autoritário da igreja) surgiu várias correntes de pensamento, como o Iluminismo que melhor representa essa oposição.
respondido por: makmorales
0

O processo de desenvolvimento da mentalidade crítica em substituição do dogmatismo religioso e dos preceitos que buscavam travar o desenvolvimento filosófico e científico mudou a história da humanidade.

O Renascimento surge não apenas como mudança econômica, mas também de mentalidade, onde a filosofia grega, o questionamento e a busca pela verdade através da ciência ressurge.

Com o humanismo, depois o racionalismo e o cientificismo o continente europeu deu um salto em desenvolvimento e avanço tecnológico.

Para mais sobre o Renascimento:

https://brainly.com.br/tarefa/1418759

Anexos:
Perguntas similares