A Escola Marxista legou uma grande transformação à pesquisa e à produção histórica por considerar que as ações humanas e as transformações históricas não decorrem apenas da ação política, mas dos fatores sociais e econômicos, que aparecem no conceito de infraestrutura. Em relação ao conceito de infraestrutura, leia as afirmações: I – O conceito de infraestrutura revela aspectos institucionais e ideológicos que se colocam acima da base da sociedade. II – O conceito de infraestrutura evidencia outro conceito: o de forças materiais de produção, também conhecido como forças produtivas. III – A infraestrutura representa a soma das forças produtivas e das relações de produção. IV – Para o Marxismo, o conceito de infraestrutura explica todas as ações humanas e as principais transformações históricas. É correto o que se afirma em:
Respostas
As afirmações corretas a respeito do conceito marxista de Infraestrutura são as II e III.
Marxismo: Infraestrutura e Superestrutura
A metáfora entre infraestrutura e superestrutura é de fundamental importância para se compreender o pensamento marxista. No pensamento de Marx quanto à sociedade, sua base ou infraestrutura seria o conjunto das relações de produção, ou seja, as relações de classes estabelecidas em determinada sociedade. Sobre esta estrutura econômica se ergueria a superestrutura, que corresponde às formas de consciência social em geral.
Apesar de ser inegável a relação que os dois conceitos mantém um sobre o outro, a distinção entre a infra e a superestrutura, e a determinação da primeira sobre a segunda, não é absoluta. Os cientistas sociais discordam acerca da autonomia da superestrutura e da influência que esta teria de também atuar sobre a estrutura econômica.
Entenda mais sobre o pensamento marxista aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20622462
#SPJ4