Qual é a geografia que nao só contesta o pensamento dominante , mais também tem a intenção de participar de um processo de transformação da sociedade situada no final do século XIX
Respostas
A geografia crítica não só contesta o pensamento dominante, como também tem a intenção de participar de um processo de transformação da sociedade situada no final do século XIX. Alternativa C.
Geografia crítica ou geocrítica
Pautada em preceitos marxistas que prezavam pelas relações sociais acima de quaisquer outros fatores ambientais ou naturais, a geocrítica se apresentou como uma ramificação mais humanizada, disposta a empreender estudos que revelassem a influência de fatores externos no desenvolvimento integral humano e na sua ascensão social.
Para a geografia crítica, os espaços construídos pelos homens revelam a hierarquização da sociedade, assim como as mantêm, a exemplo da visível segregação socioespacial nas grandes metrópoles, onde ricos e pobres vivem distantes, sendo este último grupo o detentor dos espaços de violência e de falta de serviços públicos básicos.
Em suma, as interferências humanas em todos os espaços de interesse aos estudos geográficos delimitam a constituição da sociedade capitalista.
Abaixo, as alternativas da questão:
- A) geografia física;
- B) geografia geral;
- C) geografia crítica;
- D) geografia humanística;
- E) geografia contemporânea.
Mais sobre a geografia crítica: brainly.com.br/tarefa/22808857
#SPJ4