1. Quando você sai de uma piscina e se expõe ao sol, sua pele fica seca depois de algum tempo. É correto dizer que a água: c) entrou em ebulição? d) ferveu? a) vaporizou? b) evaporou? Justifique suas respostas. 2. Às vezes, nos dias frios ou chuvosos, os vidros dos carros em que há alguém ficam embaça- dos do lado interno. Por que isso acontece? 3. Em alguns automóveis há, no vidro traseiro, filamentos que servem de desembaçadores. Existe um botão no painel que, ao ser aperta- do, faz esses filamentos se aquecerem e, por causa disso, o vidro é desembaçado. Proponha uma explicação para o fato de os filamentos aquecidos desembaçarem o vidro. 4. Uma churrasqueira é feita de ferro. Sabendo que o ponto de fusão do ferro é 1.538 °C, o que você pode afirmar sobre a temperatura do carvão em brasa que está na churrasqueira durante o preparo do churrasco? Explique. 5. O ponto de fusão do ouro é 1.064 °C e o do rubi é 2.053 °C. Após um incêndio, foram encontrados os restos de um anel feito de ouro e rubi. O ouro estava todo defor- mado, pois derreteu durante o incêndio, mas o rubi mantinha seu formato original. O que se pode afirmar sobre a temperatura das chamas durante o incêndio? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta: 1- Evaporou, pois a evaporação é um tipo de vaporização no qual a transformação de estado se dá de forma lenta e gradativa, um vez que recebe uma pequena quantidade de calor.
2- Isso acontece por que, o calor do corpo e a umidade da respiração elevam ainda mais a temperatura interna do carro. Com isso, as moléculas de água que estão em estado gasoso entram em contato com o vidro frio e viram líquido, deixando o vidro embaçado.
3- Os filamentos que servem para desembaçar os vidros automotivos funcionam como aquecedores do vidro traseiro.
O vidro é aquecido fazendo com que desapareça a condensação provocada pela troca de calor entre o ar externo (da rua) com o interno (dentro do carro).
4- O carvão precisaria de muito mais energia na forma de calor para chegar ao seu ponto de fusão. É importante primeiramente ressaltar que cada elemento possui um ponto de fusão específico que varia, onde alguns tem um valor bem maior enquanto outros têm o valor bem inferior.
Esse fato é que sustenta principalmente o funcionamento do uma churrasqueira.
Ou seja, utiliza-se deste princípio onde se faz uso de dois elementos distintos com o ponto de fusão bem diferentes sendo um bem superior.
O ponto de fusão refere-se a temperatura necessária para que um elemento passe do estado sólido para o líquido.
5- No caso das chamas do incêndio mencionado na questão, como o ouro acabou derretendo significa que a temperatura das chamas ultrapassou os 1.064 °C, que o ponto de fusão ouro. Contudo, a temperatura não alcançou os 2.000 °C já que os rubis estavam intactos e não derreteram. O ponto de fusão faz referência a quantidade de energia na forma de calor que é necessária para que um determinado elemento mude de estado físico, ou seja, do estado sólido para o líquido.
Cada elemento possui um ponto de fusão específico, ou seja, a temperatura suficiente para que chegue a este ponto.
No caso em questão, o rubi possui um ponto de fusão de mais de 2.000 °C mais que o do ouro que é um pouco mais de 1.000 °C.