Como você certamente percebeu, esses textos têm várias semelhanças: as personagens são uma cigarra e uma formiga; os fatos narrados são praticamente os mesmos; são narrados em terceira pessoa; e aconteceram num tempo passado, durante o inverno. . a . Apesar disso, os textos não são iguais. Reflita sobre eles e responda: a. Quais as principais diferenças entre eles? b. Na versão de Monteiro Lobato, o narrador vai dando pistas de sua crítica a uma das personagens e de sua simpatia por outra. Apresente pelo menos um exemplo que comprove essa afirmação. c. Qual das versões lhe parece mais adequada para crianças? E por quê?
Respostas
A) Sobre as diferenças mais relevantes entre o texto clássico e o texto de Monteiro Lobato, podemos destacar a presença do ponto de vista deste autor, que mostra uma nova perspectiva da fábula ao colocar a formiga como gananciosa e invejosa, enquanto a cigarra é alguém que traz arte e alegria à comunidade, em vez de ser simplesmente ociosa e irresponsável.
B) No texto, narrador critica as ações da formiga, conferindo a ela adjetivos que expressam seu comportamento mesquinho e sua inveja, enquanto coloca a cigarra como admirada por todos, deixando o mundo mais triste com sua morte.
C) Aqui cabem opiniões pessoais. Vai depender dos valores que cada um pretende passar para as crianças. Mas é possível que as duas versões sejam adequadas. Enquanto uma demonstra o valor do trabalho e da dedicação, a outra revela valores como a arte e a empatia.
Monteiro Lobato
Nasceu em Taubaté em 1882. Formado em direito, foi contista, tradutor e pioneiro na edição de livros no Brasil. Destacou-se como autor de literatura infantil com sua obra "O Sítio do Pica-pau Amarelo".
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre literatura brasileira em https://brainly.com.br/tarefa/24472699
#SPJ1