Fernand Braudel, o grande representante da Segunda Geração dos Annales, introduziu na produção histórica uma concepção inédita de tempo. Ao considerar que os fatos históricos se posicionavam em uma tripla duração de tempo - curta, média e longa-, desfez o entendimento de tempo linear, progressivo e irreversível pensado pelos positivistas. Segundo a concepção de tempo inaugurada por Braudel, que revolucionou a construção histórica, analise as afirmações a seguir: I. A média duração representa a História das conjunturas, para além dos acontecimentos pontuais. II. A curta duração representa a História dos acontecimentos, pontual e localizada. III. Na análise dos acontecimentos humanos, a tripla duração se concentra no tempo médio, comumente utilizado nos calendários ocidentais. IV. A longa duração revela abrangências, heranças e ecos na história das estruturas econômicas, políticas e sociais. Está correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
De acordo com Fernand Braudel e seus conceitos sobre o tempo na história, podemos concluir que as sentenças corretas são: I, II e IV.
Fernand Braudel - Tempo na História
Fernand Braudel foi um historiador que propôs uma série de ideias voltadas ao desenvolvimento da história de longa duração. A partir de seus estudos, Fernand propôs as noções que se tornariam os pilares do estudo da História, são elas:
- Tempo curto
- Tempo médio
- Tempo longo.
A sentença III, diz que: "Na análise dos acontecimentos humanos, a tripla duração se concentra no tempo médio, comumente utilizado nos calendários ocidentais." Falsa, pois a tripla duração está direcionada na oposição do positivismo, demonstrando de que a história não é linear.
Para aprender mais sobre Fernand Braudel, considere acessar: brainly.com.br/tarefa/4322352
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás