Nesse texto, há oposição de ideias nos versos: "Olha estas velhas árvores, mais belas/Do que as árvores novas, mais amigas;". (1ª estrofe) "Tanto mais belas quanto mais antigas,/Vencedoras da idade e das procelas". (1ª estrofe) "O homem, a fera, e o inseto à sombra delas/Vivem. ". (2ª estrofe) "E em seus galhos abrigam-se as cantigas/E os amores das aves tagarelas. ". (2ª estrofe) "Na glória da alegria e da bondade,/Agasalhando os pássaros nos ramos,. ". (3ª estrofe)
Respostas
Resposta
A) “Olha estas velhas árvores, mais belas/Do que as árvores novas, mais amigas;”. (1ª estrofe)
Há oposição entre as ideias apresentadas nos seguintes versos: "Olha estas velhas árvores, mais belas/Do que as árvores novas, mais amigas;". (1ª estrofe).
Oposição
Nos poemas, bem como em outros gêneros literários, é comum utilizar-se da oposição para gerar contraste entre ideias ou quebra de expectativa. O autor do texto, ao escrever os seguintes versos: "Olha estas velhas árvores, mais belas/Do que as árvores novas, mais amigas;", apresenta uma ideia de oposição entre árvores velhas e jovens.
Há, ainda, uma quebra de expetativa, tendo em vista que as árvores mais velhas são citadas como mais belas do que as novas, ou seja, as jovens, indo contra o imaginário popular.
Outra questão sobre oposição:
https://brainly.com.br/tarefa/53352174
#SPJ2