1)
Pretendemos cantar o amor do perigo, o hábito da energia e da temeridade. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia [...]. Declaramos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade [...] um automóvel rugidor que parece correr sob o fogo de metralhadoras é mais belo que a Vitória de Samotrácia [...] não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser considerada obra prima.
A partir do texto podemos concluir que:
I - Durante da I Guerra, o futurismo evocou o caos para criticar o status quo da sociedade, a violência e o moralismo.
PORQUE
II - A guerra em sim era um elemento criativo para o futurismo, que acreditava que a própria violência do conflito e a tecnologia do momento eram manifestações da modernidade.
Conforme as assertivas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
a)
Apenas a assertiva I está correta.
b)
Ambas assertivas estão corretas, mas a II não é justificativa da I.
c)
Apenas a assertiva II está correta.
d)
Ambas assertivas estão incorretas.
e)
Ambas assertivas estão corretas e a segunda justifica a I.
Respostas
Resposta:
Explicação:O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a:
B) inovação tecnológica.
> O Manifesto Futurista defendia uma maior interação dos indivíduos com as inovações tecnológicas.
Alguns elementos dos itens do manifesto apresentado deixam isso mais evidente, como "Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia."
Os poetas futuristas propunham uma quebra total com a poética anterior e valorizavam a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões, etc.
Resposta:
1 - c) Apenas a assertiva II está correta
Explicação: corrigido pelo ava