O nosso mundo, globalizado com o imperialismo de sistemas de controle e ao mesmo tempo com o surgimento do terrorismo globalizado que se rebela, está criando tensões crescentes em torno do "biopoder" e da tecnologia cada vez mais sofisticada em torno do controle de indivíduos. Novamente, a imprensa pode estar de um lado ou de outro, e tem uma responsabilidade crescente do ponto de vista ético.
JUNIOR F. A. & BOMBONATTO, V. I. Teologia e Comunicação - corpo, palavra e interfaces cibernéticas. Ed. Paulinas, 2012. E-book Kindle
A prática da leitura oral era importante para a sociedade, pois poucos sabiam ler. Até mesmo os nobres, apesar de possuírem terras e palácios, nem sempre sabiam ler e dependiam da leitura oral para compreensão dos textos. Isso gerou uma prática social, porque “lia-se em voz alta nos salões, nas sociedades literárias, em casa, nos serões, nos cafés. Esse tipo de leitura, além de permitir o contato com ideias codificadas em um texto, era forma de entretenimento e de encontro social” (ABREU, 2002, p. 125). Essa forma oral de leitura aproximava os analfabetos do conteúdo registrado em livros. Isso tornava-se, novamente, uma ameaça para a elite política e econômica, que passou a restringir os locais de leitura pública em voz alta, a igrejas e tribunais; com finalidade de aprendizado para uma leitura silenciosa, poderia haver leitura oral nas escolas.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018. p. 30
A partir dos textos acima, é possível afirmar que:
Respostas
respondido por:
4
Resposta: Alternativa 2
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás