4) O retrato do século XIX é demarcado por algumas particularidades, que antes de tudo possuem a disposição de valorizar o ideal burguês de identidade. É o caso da pose, por exemplo. "Colocar-se em pose significa inscrever-se num sistema simbólico para o qual são igualmente importantes o partido compositivo, a gestualidade corporal e a vestimenta usada para a ocasião. O indivíduo deseja oferecer à objetiva a melhor imagem de si, isto é, uma imagem definida de antemão, a partir de um conjunto de normas, das quais faz parte a percepção do próprio eu social. Nesse contexto, a naturalidade nada mais é do que um ideal cultural, a ser continuamente criado antes de cada tomada." Tomando como referência a pose nos retratos do século XIX, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A pose é considerada uma particularidade central fotografia de retrato do século XIX também por questões técnicas que demandavam que as pessoas ficassem paradas. ( ) O uso da pose também se relaciona à postura na fotografia, que revelava a função social dos retratados. Um homem letrado, por exemplo, podia posar segurando um livro. ( ) Apesar de ser parte central da fotografia, a pose não estabelecia relações hierárquicas entre os membros em fotos grupais, como as fotos de família que mostravam o pai e a mãe em pé de igualdade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Alternativas: a) V-V-V. b) V-V-F. C) F-V-V. Alternativa assinalada d) F-F-V. Po 70 l 49 POR 10:57 PTB2 06/08/2022
Respostas
respondido por:
2
A sequência correta é V-V-F. Os retratos, na fotografia do século XIX, tinham tanto o ingrediente social da pose, dentro de um ideal de representação simbólica, quanto um ingrediente técnico, que era a necessidade de longa exposição. Porém, assim como a pose indicava adesão a um sistema de valores, também a postura relativa dos personagens na foto obedecia a uma hierarquia.
Origem histórica
- A fotografia de retratos do século XIX incorporou muitos cânones representativos que já constavam no retratismo da pintura séculos antes.
- Entre eles, a carga simbólica da orientação postural. Pintores representavam generais ou reis montados a cavalo, escritores empunhando penas e damas segurando leques. A fotografia herdou este princípio.
- A disposição espacial também era sinal de status e hierarquia. Os patriarcas apareciam à frente, com o homem frequentemente em pé e com a mão no ombro da esposa, ou, pelo contrário, como o único homem sentado, em posição imperial.
Analisando as asserções
A partir destas informações, é possível avaliar as afirmativas.
- A técnica de exposição das chapas com emulsão, nos primórdios da fotografia, exigia vários minutos de ação da luz para fixar a imagem. Isso acarretava a necessidade de poses rígidas (os chamados "instantâneos" só surgiram muito depois). Portanto, a primeira afirmativa está correta.
- A pose incluía traços da função social e simbólica dos indivíduos retratados. Portanto, a segunda afirmativa está correta.
- Assim como a função social e simbólica, também a posição hierárquica do indivíduo era muitas vezes descrita nas fotos, seguindo uma fórmula canônica que já vinha da pintura séculos antes. Portanto, a terceira afirmativa está incorreta.
Aprenda mais sobre fotografia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/7207130
#SPJ1
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás