• Matéria: História
  • Autor: Emile234
  • Perguntado 3 anos atrás

como estava organizada a sociedade francesa?​

Respostas

respondido por: sasukkeenaruttomenma
0

Resposta:

A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

respondido por: rebecamottadepaula
0

Resposta:

A sociedade Francesa estava dividida em em três Estados Nacionais:

1°estado: Clero ( os padres, bispos, etc)

2°estado: nobreza ( os ricos, nobres, etc)

3°estado: povo ( burgueses, proletários, etc)

Explicação:

Para se consolidar, os monarcas do antigo regime precisavam de apoio político e financeiro, pois tinham pretensões de expandir o território através da ocupação de colônias. Eles encontraram esse aporte na burguesia, uma classe em ascensão formada por comerciantes.

Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia.

•Clero – Também conhecido como Primeiro Estado, era formado por: abades, bispos, padres, frades e monges. Esse grupo representava 1% da população. Possuíam muita força política e econômica.

•Nobreza – Também chamada de Segundo Estado. Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população.

•Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.

O Capitalismo comercial assim como as práticas mercantilistas vigoravam na Europa. O Antigo Regime tinha um Estado centralizado. A função exercida pela Igreja Católica também foi muito importante. Com as bênçãos da Igreja, o monarca era o representante de Deus na terra. Ele e sua descendência tinham sido escolhidos de forma divina para governar o povo.

Anexos:
Perguntas similares