5-Pesquise e escreva o que é Provérbio e Ditado popular. Escreva dois ditados populares e explique sobre eles
Respostas
Resposta:
Provérbio:
1- frase curta, ger. de origem popular, freq. com ritmo e rima, rica em imagens, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral (p.ex.: Deus ajuda a quem madruga ).
2- na Bíblia, pequena frase que visa aconselhar, educar, edificar; exortação, pensamento, máxima.
"livro dos Provérbios"
Ditado Popular:
Ditado popular ou provérbio ou ainda adágio é uma frase do popular, com um texto mínimo de autor desconhecido que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “antes ele do que eu”.
Ditados:
A cobra vai fumar:
O ditado, usado em tom de ameaça, é usado quando uma pessoa quer alertar a outra sobre a consequência ruim de uma ação.
Exemplo: “Se eu pegar vocês mexendo nisso de novo, a cobra vai fumar!”
A corda sempre arrebenta do lado mais fraco:
Por meio da metáfora da corda (que se rompe onde está mais fraca), este ditado nos transmite a ideia de que as consequências ruins de uma situação são mais sentidas por quem é vulnerável. O lado fraco, no entanto, costuma ser sinônimo de pessoas pobres e minorias.
Exemplo: “Com a crise, a corda arrebentou do lado mais fraco e os estagiários saíram da empresa.”
Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.
Ditados populares são frases curtas e de efeito, que têm como finalidade advertir ou aconselhar alguém. Curiosamente, todos eles sempre transmitem um conhecimento à pessoa.
A esperança é a última que morre
Ditado usado por quem tem fé e perseverança de que algo vai ocorrer. É um dos provérbios mais usados na língua portuguesa.
A fome é a melhor cozinheira
De origem nordestina, esse ditado popular significa que quando uma situação aperta, a pessoa dá um jeito e resolve. Ou seja, independente de saber cozinhar, quem tem fome faz a sua comida.