Respostas
Resposta: De forma simplificada podemos dizer que a política dos blocos surgiu após a Segunda Guerra Mundial, como consequência da chamada Guerra Fria, que opôs a União Soviética aos Estados Unidos: duas nações, militar e politicamente poderosas que representavam sistemas ideológicos divergentes e que lutavam pela hegemonia mundial. O Socialismo já é uma ideologia que, por natureza, quer se expandir para todo o mundo. O capitalismo por sua vez, naturalmente desenvolve relações comerciais entre países. Este era o cenário perfeito para a formação de blocos.
Explicação: Bons estudos !
Resposta:
No período da Guerra Fria, o bloco ocidental, ou capitalista, foi o nome dado ao conjunto de nações adeptas à ideologia liberal-capitalista. Sua formação contava com países da Oceania, América do Sul, América Central, com exceção de Cuba, algumas nações da Ásia e da Europa Ocidental.
O Bloco Soviético, também conhecido como bloco comunista, bloco socialista ou bloco do leste, é uma aliança político-econômica baseada nos princípios da União Soviética. Ela surgiu no contexto da Guerra Fria, para propagar a ideologia de Karl Marx e seus sucessores Lênin, Stalin e outros.
Símbolo da guerra fria foi muro de berlim que foi na época que Alemanha foi dividida em 4 partes por URSS e Países capitalista e a URSS contruiu um muro para separa seu povo do capitalismo
Explicação: