• Matéria: História
  • Autor: otaviofraz
  • Perguntado 3 anos atrás

Atente para o excerto de texto a seguir.


“Ao longo da história, os conquistadores tratam sempre de dar, por meio das leis que eles mesmos promulgam, um certo referendo social a seus títulos possessórios, originados simplesmente da força. Até que, por último, vem o filósofo, que se encarrega de explicar que ditas leis contam com o assentimento geral da sociedade. Entretanto, não resta dúvida de que, se a propriedade privada da terra repousasse mesmo nesse assentimento geral, ela desapareceria a partir do momento em que a maioria da sociedade deixasse de reconhecê-la”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. Sobre a nacionalização da terra. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2017.


De acordo com o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) O ser humano organizou-se inicialmente em comunidades, tribos. Nesse tipo de comunidade a finalidade do trabalho não era a criação de valores, mas a manutenção da família e dos membros da comunidade
II. ( ) Nesse contexto histórico começou a se evidenciar a produção de excedentes, que a princípio pertencia a própria comunidade, mas que com o tempo passou a pertencer a uma pessoa.
III. ( ) Em determinado momento, o produtor deixou de ser proprietário dos meios e frutos de seu trabalho. Nesse processo de apropriação privada da terra surgiu a figura do Estado, à frente do qual se colocou o chefe da comunidade
IV. ( ) A partir do momento em que surgem os chefes da comunidade, se configuraram duas classes sociais fundamentais que seriam: a dos proprietários e a dos filhos dos proprietários.

Agora, marque a sequência correta.

. A
V – F – V – F

B
F – V – V – V

C
V – V – V – F

D
F – F – F – V

E
V – V – F – F

Respostas

respondido por: lucascunha68
0

Resposta:(b)

Explicação:

Perguntas similares