O presidente Roosevelt era partidario Doutrina Monroe e para ele os EUA era uma liderança mundial e no que os EUA deveria intervir?
me ajudem pfv
Respostas
Sim, poderia-se afirmar que o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt era adepto da Doutrina Monroe. Mas antes de explicar o motivo, vamos entender o que foi essa doutrina.
⇒ A Doutrina Monroe foi desenvolvida em 02 de dezembro de 1823, por James Monroe. Essa objetivava criar uma "América para o americanos", ou seja, afastar qualquer influência europeia.
Theodore Roosevelt (1901-1909), inspirado pelo ideal da Doutrina de 1823, criou o Corolário Roosevelt, que tencionava tornar a América uma área de influência dos Estados Unidos, pois, para o ex-presidente, esse era uma liderança mundial (concepção motivada pela "noção de superioridade norte-americana"). O país poderia interferir livremente na política de qualquer nação latino-americana, e assim isolar o continente da intervenção dos Estados europeus e atender os interesses estadunidenses ⇒ criar uma América para os americanos (percebe a semelhança com a Doutrina Monroe?)
- Essa política intervencionista de Roosevelt ficou conhecida como Big Sick (grande porrete), e foi muito relevante para o cenário geopolítico da época.
Espero ter ajudado! :)