• Matéria: Biologia
  • Autor: monowanwan09
  • Perguntado 3 anos atrás

6. A camada de Ozônio funciona como um protetor Solar no nosso planeta. Mais do que essa camada nos protege? Qual a sua situação atual, e como ela chegou a esse estado?​

Respostas

respondido por: ItzLeoo
2

Resposta:

A camada de ozônio nos protege da radiação solar proveniente dos raios-ultravioleta emitidos pelo sol, sem ela esses raios -que contém muita energia- não permitiriam que a vida na terra fosse possível.

Atualmente ela está em risco, pois os óxidos poluentes lançados na atmosfera pelo ser humano acabam esmorecendo essa camada, tornando-a mais fina e menos efetiva no bloqueio, sua deterioração começou após as revoluções industriais, período em que o ser humano começou a poluir como nunca havia feito antes

Explicação:

respondido por: gimaraesjoaocarvanho
2

Resposta:

O que é a camada de ozônio?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio, como na imagem abaixo:

O que está acontecendo com a camada de ozônio?

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Explicação:

Perguntas similares